O SONO, ESSE GRANDE ESCULTOR


Para entender porque é que o sono é importante, pense no corpo como uma fábrica que desempenha várias funções vitais. Quando adormecemos o sono começa o seu trabalho:

  • Restaurando as células danificadas
  • Fortalecendo o sistema imunitário
  • Recuperando das atividades do dia
  • Consolidando a memória

Entendendo o ciclo do sono

O que acontece se não dormir o suficiente?



Se o corpo não tiver a oportunidade de dormir adequadamente - percorrendo os ciclos REM e NREM - começamos o dia seguinte em desvantagem, colocando a saúde em risco. Comprometemos as funções cognitivas, como a aprendizagem e a memória; aumentamos o risco de obesidade e diabetes tipo 2 e de hipertensão, com o consequente impacto na saúde cardíaca.


Para que o sono aconteça, dois sistemas interagem todos os dias. Cabe ao sistema da homeostase criar no organismo a pressão para dormir e ao ritmo circadiano organizar o tempo do sono.

A homeostase do sono-vigília, é um sistema bioquímico que promove o acumular de substâncias indutoras do sono, no cérebro. Este sistema funciona como um temporizador, gerando um sono homeostático ou seja, exerce pressão sobre o organismo para dormir depois de estarmos um certo tempo acordados. Por esta razão quanto mais tempo uma pessoa estiver acordada, mais forte se torna a sua vontade de dormir.

O ritmo circadiano é o nosso relógio interno, responsável por regular e coordenar os processos biológicos e os níveis de alerta do corpo. Esta regulação permite controlar o tempo do sono em função do ciclo claro-escuro do dia e da noite. Para além do ciclo vigília-sono, o ritmo circadiano é também responsável pela regulação dos padrões de alimentação, da temperatura corporal, da atividade das ondas cerebrais e da produção de hormonas durante o período das 24 horas.

O sono e o impacto na saúde